XV OFICINA DE RÍTMICA DE DALCROZE
Prof. Iramar Rodrigues

 

janeiro de 2017
Colégio Friburgo

 

PROGRAMA

 

A Pedagogia Dalcroze e sua Filosofia – Uma Pedagogia por Música e para Música:

  • A importância do Método Dalcroze na educação do ser humano
  • O movimento corporal em relação à música e ao espaço
  • Correlação direta entre corpo, ritmo, movimento e criatividade

 

Elementos da Rítmica de Dalcroze:

  • Tempo, rítmica, métrica e coordenação motora
  • Relação entre os esquemas: Temporais, Espaciais e Corporais
  • Imaginação e Criatividade

 

Correlação entre a linguagem musical e a Rítmica:

  • Movimento Sonoro
  • Improvisação vocal e instrumental

 

Prática Pedagógica

  • Aplicação das estratégias pedagógicas em diferentes níveis do ensino musical através da elaboração de exercícios e planos de atividades

 

 

 

Iramar Rodrigues é brasileiro radicado na Suíça, professor licenciado do Instituto Jaques-Dalcroze de Genebra, das disciplinas solfejo, rítmica, improvisação e pedagogia da rítmica e do solfejo. Ministra cursos e conferências na Europa, na Ásia, nos EUA, no Brasil e em países da América espanhola. Dirigiu cursos em várias universidades espanholas, como as de Madri e Barcelona. Exerceu cargos de direção na Federação Internacional de Professores de Rítmica – F.I.E.R., com 2000 membros em vinte e dois países.

 

Realização

CONSERVATÓRIO MUSICAL BROOKLIN PAULISTA

 

Parceria

 

 

 

 

 

Apoio

 

 

 

Parceiros:

CMBP - Conservatório Musical Brooklin Paulista

Av. Portugal, 1074

Brooklin Paulista, São Paulo - SP

Horários de Funcionamento:
De 2ª a 6ª feira das 8:00 às 18:00hs

Telefone: (11) 5041-3416

Email: cmbp@uol.com.br